0

FELCO - de 28 de Abril a 3 de Maio.


FELCO - de 28 de Abril a 3 de Maio.
O Festival Latino Americano da Classe Obrera - FELCO é um festival de cinema e vídeo que reúne vários vídeos retratando a classe trabalhadora pela América Latina. Sua última edição foi em 2008. Vários vídeos foram exibidos, muitos denunciando os maus tratos que trabalhadores sofriam e latifundiários que armavam milícias contra sem-terras.

A 5ª Edição do FELCO começará no dia 28 de Abril (amanhã) e vai até 3 de Maio. As exibições acontecerão no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes.

Programação - http://fcs.mg.gov.br/agenda/1582, felco-%E2%80%93-festival-latino-americano-da-classe-obrera.aspx
Exibições gratuitas.

A ARTE COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO E DEMINAÇÃO

As artes sempre cumpriram um papel muito importante em nossa sociedade, principalmente quando falamos em formar opinião, comunicar-se. Vemos isso principalmente em programas de televisão, usam de uma arte - o cinema, para formarem opinião, imporem um estilo de vida. O que mais vemos são filmes enlatados made USA querendo nos vender um modo de comer, vestir, namorar, viver... Ignorando que, no Brasil, existe uma cultura totalmente diferente. O imperialismo não é só econômico, mas também cultural. Para se dominar uma população economicamente sabe-se que se tem que extinguir totalmente sua cultura local e impor uma cultura padrão. É isso que tentam fazer conosco a todo o momento.
A televisão tem um papel importante nessa alienação e imposição de cultura, principalmente a REDE GLOBO. Peguemos um exemplo: Malhação. Malhação é uma novela (do setor nunca mais termina) que é direcionada para a juventude. 97,59% das coisas que passam em Malhação são totalmente fora da realidade de 98,87% das pessoas que assistem diariamente à longa-série. A maioria das pessoas que assiste Malhação não estuda em uma escola particular, nem tem um bom ensino, provavelmente não vão passar em medicina na UFRJ, não vão tomar suco com os amigos depois da aula e muito menos são ricos. E qual é o caráter de colocar uma coisa tão fora da realidade para a maioria da juventude? Oras, é fundamental deixar a juventude com água na boca, desejando uma educação de qualidade, por laboratórios, uma boa biblioteca, suco depois da aula e carro com motoristas. E pra ter isso como fazer? É só entrar na escola particular e tudo se resolve. É só trabalhar duro e mais e mais para tomar o suquinho depois da aula. Não importa o que faça, nem o quanto trabalhe, o importante é o salário no final do mês. A dominação no final das coisas fica muito mais fácil.

ARTE PARA O POVO, ARTE PARA LIBERTAÇÃO

Temos que resgatar nossa cultura, nossas raízes, nossa história. Temos que retratar o que a população passa realmente diariamente, não o que é retratado por meia dúzia de escritores que nunca moraram em uma favela ou nunca teveram terra para plantar. Nossos costumes regionais têm que ser mantidos, respeitando as mudanças naturais que ocorreram, mas não por imposição de países imperialistas que querem explorar um povo.
Por isso priorize em seu grêmio, associação de bairro, sindicato, grupo de estudos, escola, etc., atividade da Cultura Popular Brasileira e da America Latina.

Por isso o FELCO é um festival importante de se ir e participar, fora os debates que existem. O conhecimento é a fonte de tudo! Informe-se, fortaleça-se, una-se.


Ah, o FELCO é de graça.
Boa conscientização!
Tentei falar só sobre o FELCO, mas não consegui!


Essa matéria foi escrita por Maria Luiza A. da Silva.
0

Relatório da Última Reunião da AMES

No sábado, dia 17 de abril, ocorreu mais uma plenária da AMES-BH, no colégio Paulo Mendes Campos. Com a participação de pessoas de várias regiões, o foco principal da reunião foi: meio-passe, formação de grêmios nas escolas e a estrutura financeira da entidade.
Na discussão do meio-passe, foi novamente avaliada a manifestação do dia 25 de março e a próxima manifestação (indicativo para 6 de maio). Várias propostas a cerca de mobilização surgiram, dentre as quais podemos destacar:
- Mobilização com maior antecedência nas escolas;
- Ampliar o trabalho de base nos bairros, expandir o trabalho para novas escolas;
- Criar novas formas de interagir com os estudantes;
- Trazer pessoas das mais diversas escolas na reunião do próximo sábado;
- Encaminhar uma comissão que se responsabiliza por cada regional;
- Criar uma comissão para divulgar a manifestação via internet;
- Fazer panfletagem nos ônibus;
Outro ponto que também podemos destacar é a importância da formação dos grêmios nas escolas, aumentando assim o contato com os estudantes e facilitando não só a mobilização, mas o relacionamento dos estudantes com a direção da escola.
Foi discutida também a importância das finanças para manter a entidade e a luta do movimento estudantil viva em Belo Horizonte. A campanha das carteirinhas da AMES deve se intensificar e devemos deixar todos sabendo que é essa a carteira que financia o movimento real pelo meio-passe em BH. As propostas principais para ajudar na questão da finança foram as seguintes:
- Intensificação da campanha da carteirinha em todos os colégios ligando ao meio-passe e convidando as pessoas a irem a AMES;
- Panfletos falando sobre os vários convênios que a carteirinha dá;
- Uma semana de pedágio;


É extremamente importante a participação de cada vez mais estudantes na luta pelo meio-passe em BH e a AMES convida a todos interessados a comparecerem na próxima reunião e sempre que puderem nas centralizações diárias na sede.


A próxima reunião acontecerá no sábado, dia 24 de abril, às 13 horas na sede da AMES.

Local: Rua da Bahia, 573, sala 304. Entre Rua dos Carijós e Viaduto Santa Tereza.

Essa matéria foi escrita por Bruna de Paula Figueiredo, aluna do Instituto de Educação de Minas Gerais.
0

Próxima reunião da AMES-BH

Próxima reunião da AMES-BH para discutirmos:
-Próxima manifestação(indicativo dia 6 de Maio);
-Audiência Pública;
-Formação de grêmios;
-Atividades Gerais.

Local:Rua da Bahia, 573, sala 304.
Entre rua dos Carijos e Viaduto Santa Tereza!
Harário:13 horas.
Quem pode ir:Todos os estudantes.
0

REUNIÃO COM A PREFEITURA

No dia 7 de abril uma comissão formada por o9ito estudantes que representava diversas escolas – dentre elas IEMG, Estadual Central, Cefet e UFMG, se reuniram com o Secretário de Planejamento da Prefeitura. Foi apresentada por ele uma reformulação da antiga proposta: criar um fundo financeiro destinado ao meio-passe para atender a parcela carente dos estudantes, limitando o benefício de acordo com os recursos arrecadados. Segundo o Secretário, há a futura possibilidade de expandir o benefício para mais estudantes. Percebe-se um avanço no posicionamento da Prefeitura devido à pressão realizada pelos estudantes nos últimos meses através da luta pelo meio-passe para todos. Porém, devemos destacar que na proposta apresentada, o dinheiro destinado ao fundo seria retirado dos cofres públicos, e não do bolso dos empresários do transporte coletivo, ou seja, querem retirar recursos que poderiam ser voltados ao esporte, cultura, lazer, saúde e à própria educação ao invés de descontar daqueles que mais lucram e impedem a implementação do meio-passe.
Segundo a Prefeitura, o projeto será votado até o final de abril. Esse avanço demonstra a força e a repercussão da luta dos estudantes, e por isso chamamos todos a se juntarem à luta pelo meio-passe para todos!

Bruna Figueiredo, Davi Figueiredo e Júlia Raffo
0

Última reunião da AMES-BH e AGENDA dessa semana!

A AMES-Bh realizou no dia 31 de Março (Quarta-Feira) às 14 horas uma plenária com em torno de 25 estudantes de escolas como Coltec, Estadual Central, Francisco Brant, São Pascoal, Colégio Minas Gerais, Sesec, Gastão, Ilacir, Caetano Azeredo, UFMG, UNI-BH, e mais outras escolas. Discutimos 3 pontos: 1)Meio-Passe; 2)Seminário de Gestão; 3)Carteira de Estudante e Finanças. Abaixo vai um breve resumo das discussões e principais propostas:


1)Meio-Passe.
Nessa primeira discussão nós fizemos avaliação da manifestação e decidimos os próximos passos para a conquista do Meio-Passe em BH.
Avaliamos que fizemos uma boa manifestação, conseguimos cumprir com o papel de crescer e voltar a pautar o Meio-Passe em Belo Horizonte e que temos que intensificar as manifestações. Além de ter levado mais de 2 mil estudantes temos que aumentar nossa mobilização ir para mais escolas e desenvolver o trabalho diário da AMES.
Também discutimos a greve dos professores da rede estadual e a importância de se participar da assembléia no dia 8 de Abril (Quinta-Feira) renvidicando o piso salarial junto a eles.
E já demos um indicativo da próxima manifestação: dia 6 de Maio (lembrando que esse dia pode mudar, é somente um indicativo).
Falamos também da postura de alguns movimentos que usam do Movimento Estudantil para vender a luta dos estudantes, intitulados UJS/UCMG/UMES. Decidimos que temos que desmascarar esse grupo que utiliza do movimento estudantil para se beneficiar e não lutar pelos estudantes defendendo o Meio-Passe Social.
Principais Propostas:
-Centralização da AMES todos os dias 13hs na sede, todos que podem deve estar;
-Participar da manifestação do dia dos professores dia 8 de Abril (Horário ainda não informado);
-Próxima manifestação dia 6 de Maio.
(foram tiradas mais propostas, mas aqui estão as principais).

2) Seminário de Gestão
Apresentamos uma proposta feita pela diretoria executiva da AMES em fazer o Seminário de Gestão da AMES-BH e da necessidade de se fazer um debate sobre a educação no século XIX, levando em consideração que a educação é um amortecedor, um alienador para se manter o sistema capitalista e que devemos debater se isso é bom ou ruim para nós. Que os estudantes devem ter uma posição em relação à educação que se tem e a que queremos. Decidimos fazer o seminário no dia 17 e 18 de Abril. Tiramos uma comissão de mais de 10 pessoas para organizar o seminário. O Seminário de Gestão vai servir para avaliar coisas positivas e negativas desta gestão 2009/2011 até agora e decidir as nossas principais tarefas até o próximo seminário.
Principais Propostas:
-Comissão de Organização de no mínimo 10 pessoas;
-Comissão de Organização decidir e encaminhar as propostas feitas.
(foram tiradas mais propostas, aqui estão as principais.)

3) Carteira de Estudante - Finanças
Neste ponto discutimos a importância da carteira de estudante para o movimento estudantil e a necessidade de intensificarmos a campanha da carteira em mais escolas por que a luta do Meio-Passe depende da campanha de carteiras. Houve uma discussão sobre a carteira da AMES ser a identificadora do estudante com direito a Meio-Passe. Porém pelo tardar da hora decidimos continuar a reunião outro dia e encaminhar para debater no Seminário de Gestão.
Principais Propostas:
-Intensificar campanha de Carteira de Estudante da AMES-BH.
-Terminar a discussão sobre a Carteira de Estudante.


Agradecemos a Presença de todos os estudantes e firmamos que a luta não pode parar!
Semana que vem tem mais luta!

AGENDA da AMES

Terça-Feira - 06/04
Atividade: Plenária para discutir posição em frente a prefeitura.
Horário: 18 horas
Local: Sede da AMES - Bahia, 573. Sala 304. (perto do Viaduto Santa Tereza)

Quinta-Feira - 08/04
Atividade
: Assembléia dos Professores e Funcionário da Rede Estadual.
Horário: Ainda não confirmado.
Local: Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

TODOS OS DIAS!
Atividade: Resolver os problemas diários da AMES. Confecção de carteiras, arrecadação de fundos, passagem em escolas, desenvolver atividades, escrever matérias, etc.
Horário: 13 horas e 18 horas.
Local: Sede da AMES - Bahia, 573. Sala 304. (perto do Viaduto Santa Tereza)

0

A luta continua!

Na última Quinta-Feira, dia 25 de Março, a AMES realizou uma grandiosa manifestação em defesa do Meio-Passe. Mobilizamos mais de 30 escolas, particulares e públicas, além de universidades. Foram várias semanas de mobilização, passagem em escolas, distribuição do jornal da AMES, reuniões que resultou em uma manifestação em torno de 2.500 estudantes. Paramos a Praça 7, nos reunimos com os professores da rede municipal e conseguimos uma reunião com a prefeitura para depois da pascoa! Mas a luta continua, e já temos o dia da próxima manifestação!

A LUTA NÃO PARA, A LUTA CONTINUA!

Em torno de 8 horas foram chegando as primeiras escolas e foram direto para o pirulito da Praça 7. Quem via de longe acha pouca gente, mas ainda estava só começando. Neste horário já tinha estudantes o sufisiente para contornar o pirulito de palavras de ordem e estudantes.
As 9 horas já tinha o número suficiente para ocupar uma pista da Av. Amazonas, não demorou muito duas pistas já estavam ocupadas.
Enquanto isso no Estadual Central o maior Grêmio da cidade já paralizava a escola, e forçava a direção a decretar que no dia não iria ter aula.
9:30 horas o Estadual Chega com 600 estudantes, a Av. Amazonas já estava completamente parada.
No CEFET 2 ônibus lotados estavam a caminho, porém nessa altura do campeonato a Av. Amazonas estava um caos, demoram muito a chegar.
A Assim que o CEFET chegou seguimos em passeata por Belo Horizonte.

Descemos a Av. Amazonas, subimos a Bahia até a Av. Augusto de Lima e pegamos a Av. Afonso Pena até em frente à Prefeitura.

Chegando em frente a Prefeitura encontramos com a manifestação dos professores municipais que estão de greve por melhores condições de emprego. Nos juntamos em prô de uma educação de qualidade.

No carro de som pedimos uma reunião com o acessor do Prefeito, já que ele não está na cidade e sim dando umas voltinha em Bogotá. Foi feita uma comissão de 11 alunos para conversar com o acessor, Otílio, e o Vereador Paulo Lamac, feche de governo na camâra. Representantes da AMES, UBES - Rebele-se, UEE, Comissão do Grêmio do IEMG, Grêmio do Estadual Central, Grêmio do Coltec, UNE, e estudantes dobraram da prefeitura o Meio-Passe para todos os estudantes, mostrando as contradições de BH ser umas das capitais mais ricas do país e não garantir Meio-Passe para todos os estudantes, além de ser a única do país. A reunião terminou com uma promessa de reunião depois da Pascoa com uam proposta da Prefeitura para o Meio-Passe.

A Direção Execultiva da AMES considerou a manifestação vitoriosa! Conseguimos mobilizar muitos estudantes e ainda marcar uma reunião com a Prefeitura!

Mesmo assim a luta não para! Agora sim é hora de voltar para as escolas, de formar grêmios, comissões prô-grêmios, comissões do Meio-Passe nas escolas, fazer debates e nos preparar pra o Seminário de Gestão da AMES,fazer reuniões e decidir o dia da próxima manifestação, resolver os problemas que tiveram nessa(e houveram muitos) Ajudenos a resolve-los. Participe das reuniões da AMES!

PRÓXIMA REUNIÂO DA AMES

Dia: 31 de Março (Quarta-Feira).
Horário: 14 horas.
Local: Sede da AMES - Rua da Bahia, 573. Sala 304.
Pauta: Avaliação da Manifestação, Carteira de Estudante, Meio-Passe, Atividades Gerais, Seminário da Gestão.


TODOS ESTÃO CONVOCADOS A PARTICIPAR E CHAMAR MAIS ESTUDANTES!
0

Convênios da Carteira de Estudante 2010 da AMES

Esse ano a diretoria da AMES fez um esforço muito grande para que a tradicional Carteira de Estudante tivesse mais alguns benefícios para quem a adquirisse.
Esses convênios abaixo foram sugestões de estudantes e reuniões da AMES e a diretoria correu atras para conseguir. Lógico, ainda não está o melhor que pode está, mas já é um começo.
Agradecessos a companheira Isabela pelo grande trabalho desempenhado com os convênios. A maioria dos convênicos fechados foi resultado de um trabalho de muito esforço dela.
Cabe a nós uzarmos o que nos foi difícil conseguir.
Que tenhamos um bom uso!


Veja abaixo o que você ganha com a apresentação da Carteira da AMES:


Empresa: A Central Livros Novos e Usados.
Ramo: Livraria.
Endereço: Rua São Paulo, 938 - Centro.
Contato: 32713366
Benefício: 10% de desconto na compra de produtos à vista.

Empresa: Associação Internacional de Arte Marciais Chinesa.
Ramo: Escola de Artes Marciais.
Endereço: Rua da Bahia, 1581 - Sobre loja - Lourdes.
Contato: 32137210
Benefício: Isenção da Matricula e desconto de 15% nas mensalidades.

Empresa: Mara Fantasias.
Ramo: Locação de Fantasias.
Endereço: Rua Espírito Santo, 1682 - Lourdes.
Contato: 32740909.
Benefício: *5% de desconto nas locações acima de r$30,00.
*10% de desconto nas locações acima de r$40,00.

Empresa: Tinta e Toner.
Ramo: Manutenção de Empresoras.
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 1197 - loja 2 - Centro.
Contato: 32242137.
Benefício: 10%de desconto em serviçõs da empresa.

Empresa:
RW Informática.
Ramo: Loja de Informática.
Endereço: Rua da Bahia, 1148 - loja 3 - Centro.
Contato: 32745898.
Benefício: *10% de desconto na compra de materiais à vista.

*5% de desconto na compra de equipamentos à vista.

Empresa: Auto Escola Sistema.
Ramo: Escola de Condutores de Veiculos.
Endereço: Av. Augusto de Lima, 399 - Centro.
Contato: 25125727.
Benefício: Desconto de até r$ 200,00 no pacote completo.

Empresa: BH Optical.
Ramo: Ótica.
Endereço: Rua Guajajaras, 886 - Centro.
contato:32729190.
Benefício: *5% de desconto em armações
*10% de desconto em óculos.
*5% de desconto em lentes para óculos.
*10% de desconto para lentes de contato.

Empresa: Paleraria Drummond.
Ramo: Papelaria.
Endereço: Rua Guajajaras, 890 - Centro.
Contato: 32133478.
Benefício: 10% de desconto em serviços.

Empresa: Goulart Jogos.
Ramo: Lan House.
Endereço: Rua Minerva, 470 - Caiçara.
Contato:
Benefício:
25% de desconto.

Empresa: Salão da Elô
Ramo: Salão de Beleza.
Endereço: Senhor do Bonfim, 386 - Cidade de Santa Luzia.
Contato:
Benefício: 10% de desconto.

(obs.: Fique sempre de olho nas atualizações. Vão ser aderidos mais convênios)

Não deixe de usar os convênios e proponha mais lugares que podemos ir!


Bom uso a todos!

Participe da AMES-BH - Reuniões todos os dias às 13hs e às 18hs na sede da AMES
Sede da AMES - Rua da Bahia, 573. Sala 304.

0

25 de Março é Greve dos estudantes!

Meio-Passe para todos!

A AMES desde sua fundação em 2002 faz uma luta muito grande pelo Meio-Passe estudantil. Entre diversas manifestações se destaca o ano de 2007 com 11 manifestações e a ocupação da Câmara Municipal. Em 2008 devido a luta dos estudantes conseguimos pautar o Meio-Passe em todos os discursos a candidatos a prefeitura. Em 2009 Conseguimos reunião com a acessoria do perfeito e a BHtrans, além das reuniões não acontecerem mais, foi uma importante conquista para a luta do Meio-Passe. Esse ano a luta do Meio-Passe continua e não pode parar.

Voltou a Câmara Municipal o projeito de lei do Meio-Passe (31/009) dando abertura para se votar o projeto do Meio-Passe esse ano. Isso foi fruto de muita luta que a AMES fez, uma vitória dos estudantes. O projeto preve Meio-Passe para todos os estudantes de escolas públicas e um fundo para pagar a outra metade da passagem, garantindo que a passagem não aumente por causa do Meio-Passe. Para se ficanciar esse fundo seria retirado das propagandas dos ônibus(mídia bus) 30% do valor total e financiamento por investimentos federais, estaduais e municipais. O Meio-Passe seria consedido ao estudante que apresetasse na roleta a carteira de estudante da UBES, UNE, DCE's e da AMES. Esse projeto não é 100% o que defendemos, e precisamos pedir mais, com a pressão estudantil podemos ampliar nosso direito. Isso só vai depender da luta que fizermos.

Vamos Para Rua Lutar Pelo O Que É Nosso!

Todos já devem saber que Belo Horizonte é a única capital do Brasil (exceto Curitiba que não consideramos por ter Meio-Passe social) que não tem o Meio-Passe estudantil, e o mais contraditorio que BH é a 2ª capital com a passagem mais cara do Brasil.

"Se se tem tanto dinheiro por que não se tem Meio-Passe?"

Infelizmente BH também é a primeira quando se fala em "máfia do transporte". Os empresários de ônibus em BH são um dos mais rico do Brasil, eles não querem largar o osso para garantir um benefício para a população. Transporte Público está ligado a uma das necessidades mais básicas de uma cidade grande, onde tudo é longe. Não tem como ir para a escola, hospitais, atividades culturais, feiras, mercados, cursos, trabalhar sem transporte. Sabendo disso esse "tubarões do transporte coletivo" usam de uma necessidade do povo para se enrriquecer e não garantir a necessidade do povo.
Dos estudantes que vão à aula hoje maioria massante quem paga a passagem são os país, que muitas vezes deixam de comprar várias coisas dentro de cara para garantir que o filho chegue a escola. Estudos comprovam que 1/3 da renda de uma família que ganha um salário mínimo vai para transporte, enquanto isso os "tubarões do transporte coletivo" andam muito confortaveis em seus carros de luxo. Além disso a qualidade do transporte é horrível, a cada dia que passa os ônibus estão mais cheio, ruas mais e mais lotadas, ônibus quebrados, trocadores e motoristas mal pagos, e quem paga o pato são os trabalhadores, que geram todo o lucro para os patrões. A greve os Rodoviários demoustra isso: que os empresário lucram mais e mais enquanto os trabalhadores sofrem por receber menos e menos.
O Meio-Passe ultrapassa a lógica do "pagar menos no ônibus", mas ele vem principalmente para garantir a manunteção dos estudantes na escola. Cerca de 30% dos estudantes param de estudar por não ter dinheiro pra ir à escola. Alguns escolhem os dias para faltar por não ter dinheiro. Mais uma vez os interesses privados, do capital, impede vários estudantes a ter acesso ao conhecimento (diga-se de passagem que a qualidade do ensino não está lá essas coisas).

Não tem como aceitarmos mais essa situação! Mais uma vez os estudantes tem que ir para às rua lutar por um direito que é nosso por direito.
Por isso a AMES BH puxa uma manifestação no dia 25 de Março para garantir um direito e um dever que é lutar pelo o que é nosso!
DIA 25 VAMOS À LUTA! MEIO PASSE PARA TODOS!


















Quer Participar? Entre em contato conosco. Deixe um comentário, ou entre em contato
88066852 - 86549655
amesbh@hotmail.com
0

LISTA DE DESCONTOS COM A CARTEIRA DA AMES-BH!

Confira apartir do dia 20 de março (sábado) a lista de empresas com os convênios e descontos em produtos e serviços oferecidos com a apresentação da carteira de estudantes da AMES-BH.
0

Manifestação do dia Internacional da Mulher

A AMES-BH participou no dia 8 de março da Manifestação do Dia Internacional da Mulher que aconteceu no centro de Belo Horizonte.

A concentração da manifestação teve início as 13 horas na praça da assembléia, onde desde sábado estavam acampadas mulheres da Via Campesina de Minas Gerais. As 14 horas a manifestação organizada em duas filas seguiu em passeata por Belo Horizonte.
Vários movimentos sociais participarem deste ato, a AMES, UBES - Rebele-se e UNE - Rebele-se estavam presentes.

A primeira parada foi em frente ao Ministério do Trabalho, já que a mulher é submetida no mercado de trabalho á humilhação, salários mais baixos que de homens do mesmo cargo, agressão, preconceito, subestimação.

Depois seguimos para o Banco Central, onde foi a segunda parada. Em frente ao Banco Central denunciamos qual é o caráter na economia hoje, baseada no
interesses privados, capitalismo, e não no interesse de desenvolver a sociedade.

Logo após fomos em direção ao Carrefour, nossa terceira parada. Neste momento a polícia militar formou a tropa de choque em frente ao supermercado, mais uma vez provando que o interesse de se proteger a propriedade privada é muito mais importante que proteger o povo.
Denunciamos o agronegócio, que hoje é o principal vilão de não se ter uma reforma agrária de verdade no país, mostrando mais uma vez que os interesses privados neste sistema são muito mais importantes do que dá terra para o povo plantar e viver.

A quarta parada foi em frente à prefeitura. E Belo Horizonte é mais uma vez a única capital que não garante um direito a população, aqui não há o direito a extensão de licença a maternidade de 6 meses. Também falamos da criminalização dos movimentos sociais, e como somos criminalizados por lutar pelos nossos direitos.
A passeata chegou em fila á praça 7 cantando a Internacional Comunista onde já se concentravam outros companheiros onde logo depois foi encerrado o ato.

A AMES vê a importância de participar de um ato tão grandioso assim. A mulhere nessa sociedade tem uma jornada dupla de trabalho, em casa e fora dela. Cria-se mito de que a mulher tem que cuidar dos filhos, criando a ilusão que isso também não é trabalho do homem. A mulher tem que cuidar de casa, como se fosse empregada do homem, como se tivessem obrigação de saber fazer isso por ser mulher. Que o homem é o dono da casa e a mulher o auxilia nessa tarefa.

Queremos igualdade entre os sexos, não é lutar para a mulher ser mais, mas para ser igual!

Agradecemos aos companheiros que foram, foi um grande ato. Agora cabe a nos fazer essa discussão dentro das salas de aula.

"Sabemos que a sociedade que vivemos hoje é uma sociedade machista, patriarcalista, preconceituosa, homofóbica, e todos esses sentimentos nós temos que exterminá-los. Não há como exterminá-los por completamente se não derrubarmos o capitalismo, que alimenta tudo isso. Para isso temos que construir uma sociedade nova, um novo homem e uma nova mulher, uma sociedade que não haja exploração do homem pelo homem, que não haja ricos nem pobre, que todos utilizem dos produtos gerados por nós mesmos. Essa sociedade tem nome, se chama sociedade socialista."(Maria Luiza - União da Juventude Rebelião)


Diga-se de passagem que há mais mulheres na AMES do que homens. O Gladson que o diga!



Matéria da Passeata.

UAI

IG

O DIÁRIO

ESTADÃO

TV ALTEROSA
0

AGENDA DA AMES-BH

Agenda da AMES-BH
Semana de 08 até 12 de Março de 2010.


Segunda-Feira
Manifestação do Dia Internacional das Mulheres
13hs - Pça da Assembléia.

>> As mulheres ainda hoje sofre um machismo muito grande, prova disso é que anualmente 5 mil mulheres são mortas por agressões de seus parceiro. Isso também se reflete dentro do mercado de trabalho. As mulheres recebem em média 20% a menos do que homens que ocupam o mesmo cargo. Por isso, e várias outras coisas, chamamos as mulheres, e homens também, para participarem da manifestação no dia 8 de março comemorando 100 anos do dia internacional da mulher.

- Contra a Violência Domestica e no campo.
- Licença Maternidade Obrigatória de 6 meses
- A redução da jornada de trabalho sem perda salarial e o pleno emprego com salários iguais para homens e mulheres que ocupem mesmo cargo.
- A descriminalização e legalização do aborto.
Participe!

Quarta-Feira
Reunião da AMES

14hs - Sede da AMES (Rua da Bahia, 573. Sala 304)
>> Todos sabem que Belo Horizonte é a única capital do Brasil que não tem nenhum benefício no transporte coletivo para os estudantes e é a segunda passagem mais cara do Brasil. Uma contradição muito grande já que o transporte está inteiramente ligado ao acesso a educação. E o prefeito, Márcio Larceda, anda dizendo por ai que vai dá o meio-passe para estudantes que tem Bolsa Família, Bolsa Escola e que estudem em escolas municipais, quer dizer, nem 1% dos estudantes de BH. E ainda a diretoria majoritária da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) anda dizendo por ai que esse Meio-Passe é um avanço. Avanço pra que? Pra nem 1% dos estudantes?
Queremos meio passe para dos os estudantes! Por isso vamos fazer uma manifestação no dia 25 de Março e estamos chamando todos os estudantes a participar da organização dela! E essa reunião na Quarta é fundamental pra a manifestação acontecer!

Quinta-Feira
Câmara Municipal - Entrevista com Vereadores.
14hs - Câmara Municipal.

>>Vamos a Câmara Municipal para entrevistar alguns vereadores na entrada do plenário para a votação de alguns projetos. A intenção da entrevista é colocá-los em "sinuca", ou apóiam o meio-passe, ou não. E se não, a gente tem mais que obrigação de cobrar, principalmente se vão votar a favor ou não!

Fora essas atividades Gerais tem reunião TODOS OS DIAS meio dia e 6 da tarde na sede da AMES (Rua da Bahia, 573. Sala 304)
amesbh@hotmail.com

TODOS OS ESTUDANTES ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR.
0

CAMPANHA DE CARTEIRA ESTUDANTE 2010

A carteira de estudante surgiu nos meados dos anos 70 com o objetivo de financiar o movimento estudantil. Naquela época os estudantes não podiam se organizar, estavam em plena ditadura militar, chegou uma hora que as campanhas tinham que ser feitas debaixos dos panos, sem a polícia perceber. Com o dinheiro arrecadado da campanha eram realizadas manifestações contra a ditadura e por uma educação de qualidade, financiava o grêmios, financiava a UBES(União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e a UNE(União Nacional dos Estudantes), os DCEs(Diretório Central dos Estudantes), DAs(Diretórios Acadêmicos), enfim...Foi com esse dinheiro que os estudantes puderam auxíliar os trabalhadores na derrubada da Ditadura Militar. Foi o dinheiro das carteiras de estudantes que ajudaram a derrubar a ditadura militar.


Na década de 80 se fez a luta da Meia-Entrada, depois de botar muita gente da rua a UBES e UNE conseguiram que as suas carteiras tivessem descontos para os estudantes em shows e eventos culturais. UBES e UNE usaram o dinheiro da carteira de estudante para organizar as manifestações contra o Collor.
Porém em meados da década de 90 o Fernando Henrique Cardoso, então presidente do Brasil, aprovou uma lei dizendo que qualquer instituição estudantil poderia fazer carteira de estudante e ter validade na lei da meia entrada. Com isso surgiram diversas empresas desfarsadas de entidades estudantis, levantando as bandeira do movimento estudantil, porém enfiando o dinheiro dos estudantes no bolso e não fazendo nada.


A AMES surgiu em 2002 depois de uma reunião de lideranças estudantis com o intuito de reconstruir o movimento estudantil real, que vá pras ruas lutar pelo o que é nosso. Desde 2004 a AMES começou a fazer carteira de estudante, com a entidade minimamente estruturada se fez várias manifestações pelo Meio-Passe. Entre essas se destaca a ocupação da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte(2007), a ocupação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais(2008), várias manifestações fechando a praça 7. Todas essas manifestações realizadas com o dinheiro arrecadado da carteira de estudante da AMES.


Mas nem tudo é um mar de rosas, mesmo a AMES fazendo boas campanhas de carteira de estudantes nós ainda não temos dinheiro suficientemente para fazer várias manifestações, por isso uma manifestação é tão longe da outra. E também essas empresas desfarsadas de entidades estudantis roubam dinheiro da verdadeira entidade que luta em BH, rouba dinheiro dos estudantes.


Pra isso a AMES convida a todos os estudantes a fazer, divulgar e contribuir com a Campanha de Carteira de Estudante da AMES 2010!

Todos podem ajudar a campanha acontecer. Como?
- Fazendo carteira da sua escola
- Propagandear a Carteira
- Ajudar a confeccionar a carteira

E Várias outras formas...
Para aquelas que não sabem, nós mesmo confeccionamos as carteiras, nós que digitamos, colamos, cortamos...E ter ajudar pra realizar isso é fundamental para conseguirmos entregar as carteiras no prazo certo.

Chamamos todos aqueles que tem consciencia a contribuir com a entidade de luta pelo estudantes!

Caso você queira participar da AMES, fazer carteira na sua escola, ajudar a confeccionar, ou fazer a sua carteira deixe um comentário ou vá a nova sede da AMES




Nova SEDE DA AMES - Rua da Bahia, 573 sala 304

Essa sede é dos estudantes é nosso ponto de encontro, ela é financiada pela carteira de estudante.





Participe também escrevendo matéria pro blog.


Maria Luiza - Tesoureira da AMES-BH.
luiza.wk@gmail.com
88066852
0
0

LUTA DO MEIO PASSE PARA BH!

A AMES desde sua fundação em 2002 faz uma luta muito grande pelo Meio-Passe estudantil. Entre diversas manifestações se destaca o ano de 2007 com 11 manifestações e a ocupação da Câmara Municipal. Em 2008 devido a luta dos estudantes conseguimos pautar o Meio-Passe em todos os discursos a candidatos a prefeitura. Em 2009 Conseguimos reunião com a acessoria do perfeito e a BHtrans, além das reuniões não acontecerem mais, foi uma importante conquista para a luta do Meio-Passe. Esse ano a luta do Meio-Passe continua e não pode parar.

Voltou a Câmara Municipal o projeito de lei do Meio-Passe (31/009) dando abertura para se votar o projeto do Meio-Passe esse ano. Isso foi fruto de muita luta que a AMES fez, uma vitória dos estudantes. O projeto preve Meio-Passe para todos os estudantes de escolas públicas e um fundo para pagar a outra metade da passagem, garantindo que a passagem não aumente por causa do Meio-Passe. Para se ficanciar esse fundo seria retirado das propagandas dos ônibus(mídia bus) 30% do valor total e financiamento por investimentos federais, estaduais e municipais. O Meio-Passe seria consedido ao estudante que apresetasse na roleta a carteira de estudante da UBES, UNE, DCE's e da AMES. Esse projeto não é 100% o que defendemos, e precisamos pedir mais, com a pressão estudantil podemos ampliar nosso direito. Isso só vai depender da luta que fizermos.