Estamos passando por um momento decisivo na luta do Meio Passe
Desde que a AMES-BH retomou essa luta, a prefeitura diz que era impossível garantir o meio passe. Isso não nos desanimou e construímos a cada momento, manifestações maiores e atos cada vez mais ousados.
Nossa luta fez com que o meio passe seja um dos principais debates da cidade no momento. Garantimos audiências públicas para debater com a sociedade, vereadores, prefeitura e empresários sobre a necessidade deste direito na única capital que ainda não o possui. E junto com dezenas de manifestações, a prefeitura foi obrigada a se reunir com a AMES-BH e construir um projeto de lei do meio passe.
Neste período, um grupo (UCMG/UMES e parte da UBES dirigidos pela UJS/PCdoB/PMDB) tentou vender nossa luta à Prefeitura com a proposta de meio passe somente para quem possuísse bolsa família/escola. Não aceitamos essa situação e a partir das salas de aula esses grupos foram desmascarados, deixando claro que os estudantes não estão à venda.
Conquistamos mudanças que estão sendo feitas na Câmara dos Vereadores no projeto da prefeitura. Como ao invés do passe ser somente, seja prioritariamente para estudantes com bolsa família/escola, não seja para quem more mais de
OQUÊ ACONTECEU NA ÚLTIMA MANIFESTAÇÃO?
A última manifestação (26 de agosto) teve a participação de novas escolas além das escolas que tradicionalmente já participam. É importante destacar a grande presença das escolas Caetano Azeredo, Presidente Dutra e Leopoldo de Miranda.
Partimos da Praça 7 e fomos em direção à Prefeitura reivindicando que o prefeito aceitasse logo essas mudanças e que também fosse marcada a data da votação.
Mesmo com a nossa conquista se aproximando, a prefeitura ainda tenta nos enrolar. Na reunião feita com a prefeitura tendo a presença das entidades e grêmios (CEFET-MG e Estadual Central) foi apresentado o prazo para até o dia 7 se setembro a data estar marcada.
Estamos na reta final desta luta, por isso é importante nos organizarmos ainda mais nos grêmios em cada escola e avançar nas mobilizações. Esta não foi a última manifestação. Em setembro temos que construir uma grande jornada pela aprovação do meio passe de uma vez por todas.
0 comentários:
Postar um comentário