sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Juventude ergue barricadas em Londres

Revoltados com o assassinato covarde de Mark Duggan, morador de um bairro de 29 anos, no sábado dia 6 pela polícia, e com os cortes nos gastos sociais, principalmente na educação e na saúde, e o alto desemprego, jovens ingleses estão nas ruas desde domingo promovendo várias manifestações e enfrentamentos com a polícia. Os jovens ergueram barricadas para se proteger dos tiros. Na terça feira, dia 9 de agosto, outro cidadão, de 26 anos, foi morto em Croydon, subúrbio londrino, por um tiro. O governo em vez de atender a reivindicação de Justiça dos manifestantes, decidiu aumentar a repressão.

Estudantes tomam as ruas de Londres

As férias da Scotland Yard foram todas suspensas. "Vamos ter ajuda de policiais de outras regiões do país e faremos tudo que for necessário para impedir a desordem. Até agora 700 pessoas foram presas e vamos fazer de tudo para acelerar os processos, porque devemos esperar mais detenções. Vocês (manifestantes) vão sentir a força total da lei. Se vocês têm idade o suficiente para cometer esses crimes, vocês têm idade o suficiente para serem punidos", declarou em tom raivoso o primeiro-ministro.

Segundo o "Guardian", cerca de 200 jovens entraram em confronto com policiais no Centro de Birmingham, vitrines de lojas foram quebradas. Mais tarde, uma delegacia foi incendiada, e 87 pessoas presas. Uma "zona de exclusão" foi instalada ao redor do shopping center "Bullring", que fica perto da área onde os conflitos iniciaram. A polícia local disse que mais agentes foram convocados para trabalhar depois que trocas de mensagens na Internet alertavam para uma mobilização na cidade.

Devido aos protestos, o amistoso entre Inglaterra e Holanda marcado para quarta-feira, dia 10, em Wembley, foi cancelado, apesar de 70 mil ingressos vendidos. Os confrontos se concentra mais nas periferias, mas atinge também as áreas mais nobres de Londres. Na segunda-feira, vário grupos de jovens atacaram na segunda-feira os bairros de Hackney, Peckham, Lewisham, Croydon, Clapham, Kilburn, Camden, Notting Hill, Colliers Wood, Ealing e Dalston, entre outros. Todos esses bairros são pobres e possuem grande população de trabalhadores imigrantes desempregados. Moradores afirmam que há muita raiva contra a forma que a policia trata os pobres que são revistados sem nenhuma razão.

Vários presos em Londres

Panfletos dos organizadores dos protestos são distribuídos ensinando como não ser capturado pela polícia. Um dos panfletos orienta: "Joguem fora todas as roupas usadas nos protestos, inclusive mochilas e acessórios, mudem a cor do cabelo ou passem a usar óculos e barba". Também, ensina a não fazer nenhum comentário sobre a ação na internet e a se defender das agressões da polícia.

Fonte: Jornal A Verdade (www.averdade.org.br)




1 comentários:

Pent'fólio disse...

Olá, meu nome é Dú Pente, sou estudante do 7º periodo de publicidade na PUCMINAS.

Galera otimas noticias do blog, tive conhecimento dele a hoje, e agora sempre estarei por aqui me

informando.

Uma dica: Senti falta dos botões para compartilhamento no twitter e facebook, assim podemos ter

um alcance maior a outras pessoas que nao conhecem o blg, como eu nao conhecia. Temos que

explorar ao maximo as possibilidades que as ferramentas da rede nos proporcionam, já que os

grandes meios estao sendo pagos para noticiarem outros interesses.

Estamos juntos nessa luta.

Postar um comentário