sábado, 3 de abril de 2010

25 de Março é Greve dos estudantes!

Meio-Passe para todos!

A AMES desde sua fundação em 2002 faz uma luta muito grande pelo Meio-Passe estudantil. Entre diversas manifestações se destaca o ano de 2007 com 11 manifestações e a ocupação da Câmara Municipal. Em 2008 devido a luta dos estudantes conseguimos pautar o Meio-Passe em todos os discursos a candidatos a prefeitura. Em 2009 Conseguimos reunião com a acessoria do perfeito e a BHtrans, além das reuniões não acontecerem mais, foi uma importante conquista para a luta do Meio-Passe. Esse ano a luta do Meio-Passe continua e não pode parar.

Voltou a Câmara Municipal o projeito de lei do Meio-Passe (31/009) dando abertura para se votar o projeto do Meio-Passe esse ano. Isso foi fruto de muita luta que a AMES fez, uma vitória dos estudantes. O projeto preve Meio-Passe para todos os estudantes de escolas públicas e um fundo para pagar a outra metade da passagem, garantindo que a passagem não aumente por causa do Meio-Passe. Para se ficanciar esse fundo seria retirado das propagandas dos ônibus(mídia bus) 30% do valor total e financiamento por investimentos federais, estaduais e municipais. O Meio-Passe seria consedido ao estudante que apresetasse na roleta a carteira de estudante da UBES, UNE, DCE's e da AMES. Esse projeto não é 100% o que defendemos, e precisamos pedir mais, com a pressão estudantil podemos ampliar nosso direito. Isso só vai depender da luta que fizermos.

Vamos Para Rua Lutar Pelo O Que É Nosso!

Todos já devem saber que Belo Horizonte é a única capital do Brasil (exceto Curitiba que não consideramos por ter Meio-Passe social) que não tem o Meio-Passe estudantil, e o mais contraditorio que BH é a 2ª capital com a passagem mais cara do Brasil.

"Se se tem tanto dinheiro por que não se tem Meio-Passe?"

Infelizmente BH também é a primeira quando se fala em "máfia do transporte". Os empresários de ônibus em BH são um dos mais rico do Brasil, eles não querem largar o osso para garantir um benefício para a população. Transporte Público está ligado a uma das necessidades mais básicas de uma cidade grande, onde tudo é longe. Não tem como ir para a escola, hospitais, atividades culturais, feiras, mercados, cursos, trabalhar sem transporte. Sabendo disso esse "tubarões do transporte coletivo" usam de uma necessidade do povo para se enrriquecer e não garantir a necessidade do povo.
Dos estudantes que vão à aula hoje maioria massante quem paga a passagem são os país, que muitas vezes deixam de comprar várias coisas dentro de cara para garantir que o filho chegue a escola. Estudos comprovam que 1/3 da renda de uma família que ganha um salário mínimo vai para transporte, enquanto isso os "tubarões do transporte coletivo" andam muito confortaveis em seus carros de luxo. Além disso a qualidade do transporte é horrível, a cada dia que passa os ônibus estão mais cheio, ruas mais e mais lotadas, ônibus quebrados, trocadores e motoristas mal pagos, e quem paga o pato são os trabalhadores, que geram todo o lucro para os patrões. A greve os Rodoviários demoustra isso: que os empresário lucram mais e mais enquanto os trabalhadores sofrem por receber menos e menos.
O Meio-Passe ultrapassa a lógica do "pagar menos no ônibus", mas ele vem principalmente para garantir a manunteção dos estudantes na escola. Cerca de 30% dos estudantes param de estudar por não ter dinheiro pra ir à escola. Alguns escolhem os dias para faltar por não ter dinheiro. Mais uma vez os interesses privados, do capital, impede vários estudantes a ter acesso ao conhecimento (diga-se de passagem que a qualidade do ensino não está lá essas coisas).

Não tem como aceitarmos mais essa situação! Mais uma vez os estudantes tem que ir para às rua lutar por um direito que é nosso por direito.
Por isso a AMES BH puxa uma manifestação no dia 25 de Março para garantir um direito e um dever que é lutar pelo o que é nosso!
DIA 25 VAMOS À LUTA! MEIO PASSE PARA TODOS!


















Quer Participar? Entre em contato conosco. Deixe um comentário, ou entre em contato
88066852 - 86549655
amesbh@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário