terça-feira, 12 de abril de 2011

CONVOCAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO - 14 DE ABRIL

A AMES-BH convoca todos os estudantes a comparecerem na manifestação que será realizada na próxima quinta feira, 14 de abril no centro de Belo Horizonte.

Todos nós sabemos que no mês de fevereiro o movimento estudantil em BH conquistou uma grande vitória com a aprovação e sanção da lei do meio passe, fruto de anos de lutas.

Entretanto, por mais importante e histórica que essa conquista possa ser, devemos estar cientes que a lei assinada pelo prefeito Márcio Lacerda não atende a todos os estudantes.

Para garantir o meio passe estudantil foi criado o Fundo Municipal de Auxílio ao Transporte, que contará com recursos do município, estado e governo federal. Quanto mais dinheiro no fundo, mais estudantes serão beneficiados. Porém, a Prefeitura pretende investir apenas R$ 5 milhões, valor esse que garantiria a meia passagem para cerca de 10 mil estudantes.

O meio passe deve ser um direito de TODOS os estudantes belo-horizontinos e não apenas de uma pequena parcela.

Precisamos garantir também que o controle do benefício não seja feito somente pelos empresários do transporte coletivo e Prefeitura, mas que conte com a ampla participação e fiscalização dos estudantes. Temos o exemplo de vários estados em que o passe não está sob controle dos estudantes, e nestes ocorrem grandes problemas com o benefício, como cortes no meio do mês, etc. Por outro lado, temos boas experiências, como é o caso de Pernambuco, em que o meio passe está sob controle dos estudantes, por meio da carteira das entidades estudantis. Ter o meio passe com a carteira da AMES significaria termos controle sobre o meio passe, e ainda garantir materialmente a continuidade da nossa luta pela ampliação do fundo.

No último mês, a educação, que já é deficiente no nosso país, sofreu um novo golpe. Com o corte orçamentário feito pelo governo Dilma, R$ 3 bilhões foram retirados da educação brasileira. Esse descaso se reflete em cada sala de aula, quando faltam professores, materiais, obras e até mesmo quando não temos direito ao meio passe.

Também é dever de todos os estudantes e trabalhadores se mostrar profundamente contrários ao aumento abusivo e injustificado das passagens de ônibus. O aumento, que além de ser maior que a inflação, não gerou nenhuma mudança positiva para a população no transporte coletivo. Continuamos usando ônibus extremamente lotados, antigos e com defeitos. Para completar, não houve também aumento nos salários dos trabalhadores das empresas de ônibus.

É imprescindível a presença de TODOS os estudantes na manifestação de quinta feira (14 de abril). Vamos dizer para a Prefeitura, a máfia dos transportes coletivos e toda a população de Belo Horizonte que os estudantes NÃO VÃO aceitar essa situação calados.

MEIO PASSE JÁ PARA TODOS OS ESTUDANTES!

CONTROLE DO MEIO PASSE NA MÃO DOS ESTUDANTES!

CONTRA O CORTE NA EDUCAÇÃO!

CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS!

MANIFESTAÇÃO: 14/04, ÀS 8H, NA PRAÇA SETE.

0 comentários:

Postar um comentário