segunda-feira, 4 de julho de 2011

AMES-BH participa da XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba


O Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba, junto a outras entidades, realizou entre os dias 24 e 26 de junho, a XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. Cerca de 500 pessoas de 14 estados brasileiros, além de delegações internacionais, participaram do evento, que reafirmou a solidariedade de brasileiros com o país em que o povo, através da luta, fez uma revolução e libertou-se da exploração da sociedade capitalista.
No dia 24, pela manhã, houve a palestra "A importância da Revolução Cubana no marco dos 50 anos da vitória em Playa Girón e a solidariedade internacional", que contou com a participação de Kenia Serrano Puig, presidenta do Instituto Cubano de Amizade aos Povos, Dôra Cesar do Nescuba e Coronel Jorge Herrera Medina, combatente da batalha de Girón. À noite, na abertura oficial, a mesa foi composta pelo Embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodriguez, Kenia Puig e diversas entidades, partidos políticos e centrais sindicais que convocaram a convenção. Nessa mesa, foi pautada a importância da revolução e da libertação dos 5 patriotas cubanos presos injustamente nos EUA.
O segundo dia foi marcado por atividades como a palestra "Bloqueio econômico e midiático", onde foi pautado o embargo, a propaganda anti-socialista feita pelos EUA pela internet e o modo com que o governo cubano tem, junto à população, respondido aos bloqueios. À tarde aconteceram os grupos de trabalho, nos quais os participantes puderam optar por debater o bloqueio econômico, bloqueio midiático, solidariedade a Cuba, frentes parlamentares ou libertação dos 5 patriotas.
O evento também contou com diversas apresentações culturais, como o cantor Pedro Munhoz, e a bateria da escola de samba Ilha da Magia, com o enredo "Cuba sim, em nome da verdade". Além disso, aconteceram mini-cursos e oficinas com vários temas relacionados à história, realidade e cultura cubana.
Foi marcante a presença massiva de jovens, principalmente estudantes, na convenção, demonstrando que a juventude sente está disposta a se solidarizar e lutar por uma nova sociedade, livre da exploração que vivemos.

0 comentários:

Postar um comentário