sábado, 3 de abril de 2010

CAMPANHA DE CARTEIRA ESTUDANTE 2010

A carteira de estudante surgiu nos meados dos anos 70 com o objetivo de financiar o movimento estudantil. Naquela época os estudantes não podiam se organizar, estavam em plena ditadura militar, chegou uma hora que as campanhas tinham que ser feitas debaixos dos panos, sem a polícia perceber. Com o dinheiro arrecadado da campanha eram realizadas manifestações contra a ditadura e por uma educação de qualidade, financiava o grêmios, financiava a UBES(União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e a UNE(União Nacional dos Estudantes), os DCEs(Diretório Central dos Estudantes), DAs(Diretórios Acadêmicos), enfim...Foi com esse dinheiro que os estudantes puderam auxíliar os trabalhadores na derrubada da Ditadura Militar. Foi o dinheiro das carteiras de estudantes que ajudaram a derrubar a ditadura militar.


Na década de 80 se fez a luta da Meia-Entrada, depois de botar muita gente da rua a UBES e UNE conseguiram que as suas carteiras tivessem descontos para os estudantes em shows e eventos culturais. UBES e UNE usaram o dinheiro da carteira de estudante para organizar as manifestações contra o Collor.
Porém em meados da década de 90 o Fernando Henrique Cardoso, então presidente do Brasil, aprovou uma lei dizendo que qualquer instituição estudantil poderia fazer carteira de estudante e ter validade na lei da meia entrada. Com isso surgiram diversas empresas desfarsadas de entidades estudantis, levantando as bandeira do movimento estudantil, porém enfiando o dinheiro dos estudantes no bolso e não fazendo nada.


A AMES surgiu em 2002 depois de uma reunião de lideranças estudantis com o intuito de reconstruir o movimento estudantil real, que vá pras ruas lutar pelo o que é nosso. Desde 2004 a AMES começou a fazer carteira de estudante, com a entidade minimamente estruturada se fez várias manifestações pelo Meio-Passe. Entre essas se destaca a ocupação da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte(2007), a ocupação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais(2008), várias manifestações fechando a praça 7. Todas essas manifestações realizadas com o dinheiro arrecadado da carteira de estudante da AMES.


Mas nem tudo é um mar de rosas, mesmo a AMES fazendo boas campanhas de carteira de estudantes nós ainda não temos dinheiro suficientemente para fazer várias manifestações, por isso uma manifestação é tão longe da outra. E também essas empresas desfarsadas de entidades estudantis roubam dinheiro da verdadeira entidade que luta em BH, rouba dinheiro dos estudantes.


Pra isso a AMES convida a todos os estudantes a fazer, divulgar e contribuir com a Campanha de Carteira de Estudante da AMES 2010!

Todos podem ajudar a campanha acontecer. Como?
- Fazendo carteira da sua escola
- Propagandear a Carteira
- Ajudar a confeccionar a carteira

E Várias outras formas...
Para aquelas que não sabem, nós mesmo confeccionamos as carteiras, nós que digitamos, colamos, cortamos...E ter ajudar pra realizar isso é fundamental para conseguirmos entregar as carteiras no prazo certo.

Chamamos todos aqueles que tem consciencia a contribuir com a entidade de luta pelo estudantes!

Caso você queira participar da AMES, fazer carteira na sua escola, ajudar a confeccionar, ou fazer a sua carteira deixe um comentário ou vá a nova sede da AMES




Nova SEDE DA AMES - Rua da Bahia, 573 sala 304

Essa sede é dos estudantes é nosso ponto de encontro, ela é financiada pela carteira de estudante.





Participe também escrevendo matéria pro blog.


Maria Luiza - Tesoureira da AMES-BH.
luiza.wk@gmail.com
88066852

0 comentários:

Postar um comentário