terça-feira, 27 de abril de 2010

FELCO - de 28 de Abril a 3 de Maio.


FELCO - de 28 de Abril a 3 de Maio.
O Festival Latino Americano da Classe Obrera - FELCO é um festival de cinema e vídeo que reúne vários vídeos retratando a classe trabalhadora pela América Latina. Sua última edição foi em 2008. Vários vídeos foram exibidos, muitos denunciando os maus tratos que trabalhadores sofriam e latifundiários que armavam milícias contra sem-terras.

A 5ª Edição do FELCO começará no dia 28 de Abril (amanhã) e vai até 3 de Maio. As exibições acontecerão no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes.

Programação - http://fcs.mg.gov.br/agenda/1582, felco-%E2%80%93-festival-latino-americano-da-classe-obrera.aspx
Exibições gratuitas.

A ARTE COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO E DEMINAÇÃO

As artes sempre cumpriram um papel muito importante em nossa sociedade, principalmente quando falamos em formar opinião, comunicar-se. Vemos isso principalmente em programas de televisão, usam de uma arte - o cinema, para formarem opinião, imporem um estilo de vida. O que mais vemos são filmes enlatados made USA querendo nos vender um modo de comer, vestir, namorar, viver... Ignorando que, no Brasil, existe uma cultura totalmente diferente. O imperialismo não é só econômico, mas também cultural. Para se dominar uma população economicamente sabe-se que se tem que extinguir totalmente sua cultura local e impor uma cultura padrão. É isso que tentam fazer conosco a todo o momento.
A televisão tem um papel importante nessa alienação e imposição de cultura, principalmente a REDE GLOBO. Peguemos um exemplo: Malhação. Malhação é uma novela (do setor nunca mais termina) que é direcionada para a juventude. 97,59% das coisas que passam em Malhação são totalmente fora da realidade de 98,87% das pessoas que assistem diariamente à longa-série. A maioria das pessoas que assiste Malhação não estuda em uma escola particular, nem tem um bom ensino, provavelmente não vão passar em medicina na UFRJ, não vão tomar suco com os amigos depois da aula e muito menos são ricos. E qual é o caráter de colocar uma coisa tão fora da realidade para a maioria da juventude? Oras, é fundamental deixar a juventude com água na boca, desejando uma educação de qualidade, por laboratórios, uma boa biblioteca, suco depois da aula e carro com motoristas. E pra ter isso como fazer? É só entrar na escola particular e tudo se resolve. É só trabalhar duro e mais e mais para tomar o suquinho depois da aula. Não importa o que faça, nem o quanto trabalhe, o importante é o salário no final do mês. A dominação no final das coisas fica muito mais fácil.

ARTE PARA O POVO, ARTE PARA LIBERTAÇÃO

Temos que resgatar nossa cultura, nossas raízes, nossa história. Temos que retratar o que a população passa realmente diariamente, não o que é retratado por meia dúzia de escritores que nunca moraram em uma favela ou nunca teveram terra para plantar. Nossos costumes regionais têm que ser mantidos, respeitando as mudanças naturais que ocorreram, mas não por imposição de países imperialistas que querem explorar um povo.
Por isso priorize em seu grêmio, associação de bairro, sindicato, grupo de estudos, escola, etc., atividade da Cultura Popular Brasileira e da America Latina.

Por isso o FELCO é um festival importante de se ir e participar, fora os debates que existem. O conhecimento é a fonte de tudo! Informe-se, fortaleça-se, una-se.


Ah, o FELCO é de graça.
Boa conscientização!
Tentei falar só sobre o FELCO, mas não consegui!


Essa matéria foi escrita por Maria Luiza A. da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário