quinta-feira, 10 de junho de 2010

MANIFESTAÇÃO PELA VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO MEIO PASSE - 16 DE JUNHO!



AUNDIÊNCIA PÚBLICA GARANTE PROMESSA DE LEI DO MEIO PASSE NA CÂMARA

SAI NA LEI OU NA MARRA

No dia 28 de maio, foi realizada a audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte que discutiu o meio-passe. Na noite anterior ao dia 28 dezenas de estudantes fizeram uma vigília em frente a Câmara Municipal de Belo Horizonte em forma de protesto e pressionar o acontecimento da audiência. Garantida a Audiência que contou com a presença de cerca de 200 estudantes a prefeitura prometeu os estudantes um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal até o dia 16 de junho.

Na noite de 27 de Março cerca de 50 estudantes levaram colchonetes para acampar em frente à Câmara Municipal de Belo Horizonte. Essa ação puxada pela AMES-BH foi em protesto à última audiência pública para discutir o meio passe que foi desmarcada um dia antes pelo Vereador Iran Barbosa e ao descaso que os vereadores e o poder público tem em discutir assuntos pautados pela população. Depois de uma noite fria os estudantes acordaram cedo, se juntaram a vários outros que chegavam e entraram em manifestação à Câmara. Com palavras de ordem como:”O dinheiro do meio pai não é capim, eu quero meio passe sim!” ocuparam todo o espaço que por direito são deles.
As 9 horas da manhã deu-se início a audiência com representantes de várias entidades estudantis como AMES-BH, UBES, UEE, UCMG, Grêmios e DA’s. Nas falas os estudantes muitos colocaram a contradição que há na proposta da prefeitura em defender meio-passe só para quem tem bolsa família e bolsa escola sendo que quem tem essas bolsas normalmente estudam perto de casa e o bolsa família e escola tem que ser para garantir material escolas, alimento e etc. e não para pagar passagem, uma das mais caras do país. Os estudantes fizeram coro com proposta defendida pela AMES-BH e deixou bem claro que o direito do meio-passe deve ser de todos os estudantes.
O que nos deixou chocados foi a UCMG – União Colegial de Minas Gerais, defender na mesa da audiência pública a proposta da prefeitura: do meio passe limitado. Ironicamente foram eles que pediram para o Vereador Iran Barbosa cancelar a audiência pública que ocorreria dias antes. Isso deixa claro a cada dia que passa quem verdadeiramente está ao lado dos estudantes.
Mas não teve espaço para essa proposta e saímos uma proposta da prefeitura: Que até o dia 16 de Junho um projeto do meio passe estaria na Câmara Municipal para ser votado. Isso é um avanço que nos conseguimos com nossa luta!
Porém a luta não para. Chegamos a uma fase decisiva nesta conquista, a fase final deu-se início. Mesmo com o projeto na Câmara, que não sabemos direito o que é, temos que está preparados. Esse ano é ano de eleição, pelo o que sabemos a câmara entra em recesso apartir do dia 23(isso pelas últimas informações que temos). E sabemos como o poder público funciona, como já dizia a velha frase popular: ”Governo é que nem feijão, só funciona na pressão” então vamos pressionar! Mesmo com a promessa do dia 16 de junho o projeto está na câmara ele pode ser bom ou ruim isso só vai depender de nós.
Pois isso a AMES-BH chama novamente os estudantes a travar essa fase final na luta! Ir para as ruas defender o meio passe para todos os estudantes!

MANIFESTAÇÃO PELA VOTAÇÃO DO PROJETO DO MEIO PASSE!
DIA 16 DE JUNHO – PRAÇA 7 – 8 HORAS DA MANHÃ!
O MEIO PASSE SAI NA LEI OU NA MARRA!

0 comentários:

Postar um comentário