sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MOÇÃO DE REPUDIO A REPRESSÃO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO EQUADOR

A União Nacional dos Estudantes – UNE do Brasil, em reunião de sua diretoria executiva
realizada no dia 9 de novembro na cidade de São Paulo, analisa com grande preocupação acrescente onda de perseguição aos movimentos sociais no Equador.

Não bastasse a injusta condenação de Marcelo Rivera, presidente da Federação dosEstudantes Universitários do Equador, condenado por terrorismo, mesmo tendo todos os depoimentos das testemunhas de seu julgamento constatado que não houve qualquer ato de agressão por parte de Marcelo; não bastasse a ordem de prisão expedida contra Mery Zamora, presidente da União Nacional dos Educadores com a acusação de ter incitado a uma manifestação estudantil; não bastasse o indiciamento de quase uma centena de lideranças populares, indígenas e operárias, enquadrados na fascista lei antiterrorista em vigor no país; como se tudo isso não bastasse, o governo emitiu ordem de prisão contra Galo Mindiola, presidente em exercício da FEUE, por organizar uma manifestação não autorizada.

Galo Mindiola e Mery Zamora encontram-se na clandestinidade e Marcelo Rivera em greve de fome há mais de vinte dias. A eles expressamos nossa mais profunda solidariedade. Requeremos, também, do governo do Equador que cesse a perseguição aos movimentos estudantis e sociais. Qualquer processo de verdadeira mudança em qualquer país só pode ocorrer na base da participação e mobilização popular, e por isso é fundamental a livre organização de trabalhadores, estudantes, indígenas e camponesas.

Exigimos a imediata liberdade de Marcelo Rivera e a revogação das ordens de prisão contra

Galo Mindiola e Mery Zamora.

União Nacional dos Estudantes

Diretoria Executiva

São Paulo, 9 de novembro de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário