sábado, 4 de dezembro de 2010

Meio passe pode ser votado ainda em dezembro

Cerca de 50 estudantes dormiram na porta da Câmara Municipal


Estamos passando por um momento decisivo na luta do meio passe em Belo Horizonte. Sem dúvida, 2010 é o ano da conquista.

Desde que a AMES-BH retomou essa luta, em 2003, a Prefeitura diz que é impossível garantir o meio passe. Isso não nos desanimou e construímos a cada momento, manifestações maiores e atos cada vez mais ousados.

As mobilizações aumentaram e o Prefeito não se reuniu com os estudantes, mesmo com as várias tentativas feitas pela AMES-BH. Mas com nossa luta, “obrigamos” Márcio Lacerda a se inserir nesta discussão e encaminhar um projeto de lei para ser votado.

Este projeto também é bastante limitado, pois o passe fica sendo somente para estudantes do ensino médio cujo a família esteja inserida em projetos sociais do município e que morem a mais de 2 quilômetros da escola. Além disso, o projeto não diz exatamente de onde sairá o dinheiro que subsidiará o meio passe e nem cita a forma de fiscalização pelos estudantes através da carteira estudantil.

Com esta situação, a indignação dos estudantes cresceu, pois há 25 anos esta luta tem sido colocada em pauta pelo movimento estudantil em Belo Horizonte. Todas as capitais do país já possuem este direito, sendo que Salvador, São Paulo, Recife entre outras oferecem este direito para os estudantes sem restrições e no Rio de Janeiro, Brasília e Cuiabá já possuem o passe-livre.

Mas através da mobilização dos estudantes, conseguimos que fossem apresentadas emendas para melhorar o projeto, como a diminuição da distância entre a escola e residência para 1 quilometro, a mudança para preferencialmente (ao invés de necessariamente) os estudantes de ensino médio no qual as famílias sejam cadastradas em projetos sociais do município, a criação de um conselho de fiscalização do meio passe e a carteira de estudante da AMES-BH como forma de identificação para receber este direito. Pois esta é a entidade que tem acompanhado e garantido os avanços através das mobilizações.

Ainda existe pouca agilidade para a votação do meio passe. Por isso no dia 1 de dezembro decidimos organizar a 2º “Vigília do Meio Passe” onde dezenas de estudantes dormiram na Câmara para pressionar ainda mais os vereadores. No dia 2 de dezembro fizemos um ato cobrando agilidade para a votação. Com isso, conseguimos arrancar respostas importantes. O MEIO PASSE PODE SER VOTADO NO DIA 16 DE ZEMBRO!

Após muita pressão dos estudantes, representantes das escolas Olegário Maciel, Estadual Central, Instituto de Educação, Ilacir, Professor Morais e das universidades Una e UFMG foram recebidos para discussão

Calendário para aprovação do meio passe:

06 de dezembro (segunda feira) 13h –
O projeto do meio passe estará na Comissão de Administração Pública da Câmara dos Vereadores.

07 de dezembro (terça feira) 13:45h - O projeto do meio passe estará na Comissão de Orçamento Público da Câmara dos Vereadores.

09 de dezembro (quinta feira) 14h – Reunião dos estudantes na sede da AMES-BH (Rua da Bahia, 573 / sala 304) para decidir as atividades no dia da votação do meio passe!

16 de dezembro (quinta feira) – INDICATIVO da votação do meio passe na Câmara dos Vereadores.

DIARIAMENTE nos encontraremos na AMES-BH para acompanhar o andamento das atividades nas escolas para a aprovação do meio passe. IMPORTANTE: Estamos na reta final da aprovação do Meio Passe, Chamamos TODOS OS ESTUDANTES para participarem desta conquista.

0 comentários:

Postar um comentário