terça-feira, 26 de abril de 2011

Estudantes de Escolas Tecnicas fundam Federação


Entre os dias 21 a 24 de abril foi realizado na UFRJ- Fundão- o Encontro Nacional de Estudantes de Escolas técnicas - ENET. O encontro contou com a participação e combatividade de estudantes de várias regiões do país, organizados por grêmios estudantis de Institutos Federais, Cefet's, ETs e FAETEC's e pela diretoria de Escolas Técnicas da UBES com o intúito de garantir uma educação técnica pública, acessível e de qualidade onde os estudantes brasileiros possam desenvolver suas habilidades e técnicas para um Brasil soberano. Onde também se desenvolva ciência, a tecnologia, arte, cultura, e que tudo isso sirva de fato para quem constrói todas as riquezas, o povo brasileiro.
Diretores da Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas

Nesses ultimos dias os estudantes provaram mais uma vez que a juventude, ao contrário do que diz a mídia, essa geração não é a geração Coca-Cola e sim a geração que luta e lutará para que todos seus direitos básicos sejam garantidos como por exemplo o passe livre, assistência estudantil, o bandejão, uma educação técnica pública seja de qualidade, não aceitando os cortes e nem os desvios de dinheiro. Reafirmando então que é mais do que necessária essas lutas em todos os cantos do Brasil foi criada no dia 23 de abril de 2011 a Federação Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas -FENET.



"A criação de uma entidade que cuide das especificidades dos técnicos não representa apenas um grande passo na educação no Brasil, mas representa principalmente a garantia da soberania Nacional." (Raphael Almeida - Diretor de Comunicação da FENET e estudante do IFRJ)

Após quatro dias de muita luta, debates, atividades culturais e esportivas, os estudantes decidiram então fechar o encontro mostrando então toda a combatividade e solidariedade, organizando uma grande passeata parando as ruas do Rio de Janeiro em direção ao Ministério da Educação e Cultura - MEC e logo após ocupando a escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, relembrando a luta dos estudantes brasileiros durante a ditadura pela democracia. Relembrando também o cruel assassinato das crianças de na escola municipal de Realengo. Provando então que cabe a nós estudantes o primeiro real passo para a liberdade do movimento estudantil, nos cabe também ser combativos na luta pela educação técnica pública acessível e de qualidade.

1 comentários:

Júlia Raffo disse...

"Um, dois, três, quatro, cinco, mil,
A FENET tá na rua pra mudar esse Brasil!"

Postar um comentário