quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Estudantes mineiros se preparam para o Congresso da UBES

Entre os dias 1 e 4 de dezembro, acontecerá o 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. A UBES é uma entidade histórica e foi muito importante na conquista de diversos direitos dos estudantes, como a meia entrada cultural, e em mobilizações importantes do povo brasileiro, como a derrubada da Ditadura Militar, o Fora Collor, etc.

Porém, hoje a entidade se omite diante do ataque que a juventude vem sofrendo aos seus direitos, como foi o corte de verbas de R$3 bi na educação esse ano. Aqui em Belo Horizonte, o grupo que está na direção majoritária da entidade (PCdoB / UJS) tentou trocar a conquista do meio passe para todos pelo direito restrito apenas aos estudantes inscritos em programas sociais. Além disso, apoiou o Novo Código Florestal (do Dep. Aldo Rebelo - PCdoB), que diminui o número de reservas florestais do país e retira multas e penas daqueles que desmataram, ou seja, favorece ainda mais o desmatamento e os latifundiários no Brasil. Também se calaram diante da ameaça da Fifa de retirar o direito dos estudantes à meia entrada nos jogos da Copa 2014.

Não podemos fazer silêncio diante dessa realidade, a UBES tem que ser a voz dos estudantes brasileiros!

Por isso, foi criado o movimento Rebele-se, de oposição na entidade, que é organizado em todo o país e tem o apoio de centenas de entidades municipais, estaduais e grêmios estudantis que fazem a luta pelos direitos dos estudantes. O candidato à presidência da UBES pela tese Rebele-se é Gladson Reis, ex-presidente do Grêmio do Estadual Central e atual presidente da AMES-BH.

A etapa estadual de Minas Gerais do Congresso acontecerá no próximo sábado, 5 de novembro, em Juiz de Fora. Convocamos todos os estudantes que querem transformar a realidade da educação e da UBES a se juntarem a nós nessa atividade!

Oposição avança em Minas Gerais!

Provando a indignação com os ataques aos direitos da juventude e que é preciso uma UBES que esteja, de fato, ao lado dos estudantes, a tese Rebele-se foi vitoriosa nas eleições de delegados (representantes) ao Congresso nas principais escolas do estado.

No Colégio Técnico da UFMG – COLTEC, os estudantes mostraram que são contra as medidas de privatização do ensino técnico, como o PRONATEC (defendido pela majoritária da UBES), e elegeram a chapa Rebele-se.

No Instituto de Educação de Minas Gerais – IEMG, maior escola do estado, a majoritária da UBES nunca entrou, ao contrário da oposição que, organizada pela AMES-BH, mobilizou os estudantes para a luta pelo meio-passe, pela construção do Grêmio Estudantil e para eleger um novo diretor, que lute por uma educação de qualidade. E mais uma vez, a chapa Rebele-se venceu com mais de 300 votos de diferença, provando que só quem luta conquista!

No CEFET-MG, a majoritária sequer se inscreveu, pois já havia sido derrotada na eleição do Grêmio por não ter organizado a luta dos estudantes. A chapa Rebele-se foi eleita com a totalidade dos votos, que levará 8 delegados da escola.

Também estamos presentes no interior de Minas, elegendo delegados em importantes escolas de Ouro Preto, Varginha, Alfenas e região do Alto Paraopeba.

Já na E. E. Vila Lobos, foram 397 votos para a chapa Rebele-se, apoiada pelo Grêmio da escola, contra 101 para Algo A Dizer.

Mas não para por aí, estudantes de diversas escolas, da capital ao interior de Minas, estão se mobilizando para tomar a UBES de volta para os estudantes! E você, vai ficar parado? Mobilize seus colegas e junte-se a nós nessa luta!

QUER PARTICIPAR DO CONGRESSO? Envie um e-mail para amesbh@hotmail.com ou entre em contato por telefone:

Belo Horizonte: 9396-4060 / 8455-0404 / 9274-5010 / 9416-5045

Congonhas / Ouro Preto: 9863-7321

Sul de Minas: (35) 9204-2907

Contagem: 9607-4680

Outras cidades: 9396-4060


0 comentários:

Postar um comentário