quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES À PREFEITURA

Confira a pauta de reivindicações entregue hoje pela AMES-BH a Prefeitura de Belo Horizonte:


Ao Sr. Prefeito Márcio Lacerda;
A Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte , AMES-BH, em conjunto com diversos grêmios estudantis e estudantes em manifestação, dá a conhecimento da prefeitura a pauta de reivindicação estudantil quanto a questão do transporte coletivo:
1. Meio-passe para todos os estudantes. O número anunciado pela prefeitura de beneficiados no ensino médio está muito aquém de contemplar a demanda de cerca de 90 mil estudantes de instituições públicas, sem falar de 20 mil estudantes da rede particular. Apenas na primeira semana do novo cadastro online quase 10 mil entraram com o pedido do benefício, portanto 16 mil são insuficientes. O meio-passe deve contemplar estudantes de ensino fundamental, médio e superior, sendo da rede pública e particular, superando o atraso histórico que faz com que Belo Horizonte seja a única capital em que os estudantes pagam integralmente a tarifa no transporte coletivo.
2. Congelamento das tarifas do transporte coletivo a R$ 2,45, tendo em vista o peso que o preço das passagens tem sobre o orçamento da família trabalhadora.
3. Desburocratização do processo de requisição, acesso ao meio-passe e recarregamento dos cartões. Há poucos postos de atendimento aos que precisam entregar pedidos de requisição do beneficio e estudantes precisam se deslocar para distante de sua unidade de ensino e local de moradia para recarregar os cartões. A circulação de informações é precária e nos postos do BH Resolve não há orientação correta sobre o passe.
4. Carteira da AMES-BH como forma de acesso ao meio-passe. Os estudantes e sua entidade devem participar do controle do beneficio e não apenas o empresariado. A melhor forma de garantir que os estudantes sejam de fato contemplados são eles próprios participarem do processo de confecção das carteiras que dão acesso ao meio-passe.
Aguardamos a audiência já requisitada com o Sr Prefeito para tratar dos pontos supracitados.

0 comentários:

Postar um comentário